Governo Federal anuncia lançamento de diretrizes para o uso de câmeras corporais pelas polícias em todo o Brasil

Por Redação - Além do Fato em 03/01/2024 às 21:46:54

O Secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar, no próximo mês de fevereiro, diretrizes para o uso de câmeras corporais pelas forças policiais em todo o país.

De acordo com Cappelli, o processo de elaboração das diretrizes incluirá uma consulta pública e contará com a participação ativa das polícias de todos os estados brasileiros, sem exceção. A intenção é garantir que as normas sejam construídas de forma colaborativa, levando em consideração as diferentes realidades e necessidades das diversas regiões do país.

"Este é um passo importante para fortalecer a relação entre a população e as forças de segurança. A implementação de câmeras corporais pode contribuir significativamente para a transparência e prestação de contas, além de proporcionar um registro mais fiel dos eventos durante as operações policiais", afirmou Cappelli.

O secretário-executivo destacou a importância de evitar ideologizações no debate sobre segurança pública. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Cappelli ressaltou: "Ideologizar o debate sobre segurança pública não faz bem ao Brasil". Ele salientou que a construção das diretrizes deve ser pautada pelo diálogo e pela busca de soluções consensuais, visando o benefício da sociedade como um todo.

A iniciativa do governo federal surge em um contexto de busca por medidas que promovam a accountability e a transparência das forças de segurança, contribuindo para a construção de uma política pública mais eficaz e alinhada com as necessidades da população. O anúncio do lançamento das diretrizes para o uso de câmeras corporais pelas polícias marca um compromisso do governo com a promoção da segurança pública de forma responsável e transparente.

Comunicar erro

Comentários