Eleições na UFPB: A Narrativa da Lista Tríplice

Por Redação - Além do Fato em 18/04/2024 às 02:51:01

A lista tríplice para escolha de Procurador Geral da República (PRG) teve como mais votada a Dra. Luiza Frischeisen (526 votos), seguida de Dr. Mário Bonsaglia (465 votos) e Dr. José Adônis Callou (406 votos). Quem o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou? Talvez você não saiba, mas foi o Dr. Paulo Gonet, que nem na lista tríplice apareceu.

A propósito, nada foi dito por aqueles que criticaram o ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro por ter nomeado como Reitor da UFPB o Prof. Valdiney Gouveia. O Professor participou do processo de consulta, ficando em terceiro lugar na lista. Portanto, sua nomeação foi legal e legítima.

Em que se diferenciam as nomeações de Prof. Valdiney Gouveia e Dr. Paulo Gonet? Bolsonaro respeitou a lista tríplice, enquanto Lula não o fez. Porém, ambas nomeações tiveram amparo legal e foram legítimas. Afinal, ao eleger um Presidente, os brasileiros conferem a ele essa prerrogativa de nomear, por exemplo, Reitor e PRG, mesmo que desconsidere a lista tríplice.

É evidente a necessidade de reparo histórico ao Prof Valdiney Gouveia por tudo que ele tem sofrido como Reitor, sobretudo os abusos promovidos por radicais. Ele enfrentou diversas ameaças e agressões, porém não se deixou abater, seguindo firme e forte em seu propósito de fazer o melhor pela UFPB, que em menos de quatro anos avançou mais do que na década passada.

Por fim, fica o registro de nosso respeito ao Prof Valdiney Gouveia, o segundo pesquisador de maior destaque da UFPB, referência nacional e internacional. Como gestor, tem sido incansável, contribuindo com o avanço da instituição. Aconteça o que acontecer na consulta à comunidade universitária, o senhor foi o melhor Reitor das últimas quatro décadas.