Governo Lula atrasa repasse de verbas para Operação Carro-Pipa e pode deixar 289mil paraibanos sem acesso a água potável

Por Redação - Além do Fato em 14/10/2023 às 02:19:18

A Operação Carro-Pipa (OCP), um programa crucial para o abastecimento de água potável em 148 municípios da Paraíba, enfrenta atualmente um cenário de incerteza e preocupação. Com a possibilidade real de 289 mil paraibanos ficarem sem acesso a esse recurso essencial, a situação surge devido a atrasos no repasse de verbas, que ameaçam interromper a distribuição de água nas cidades atendidas pelo programa.

De acordo com o calendário de abastecimento da OCP para o mês de outubro, a entrega de água potável está programada apenas até o dia 16, sem previsão de novas rotas para o restante do mês. O Comando Militar do Nordeste (CMN) relata que, até o momento, apenas 44% da verba necessária para o mês de outubro foi disponibilizada pelo Governo Federal.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pelos repasses para a Operação Carro-Pipa, afirma que uma abertura de crédito adicional foi aprovada e que a normalidade na distribuição de água será retomada "nas próximas semanas", mas não especifica uma data para esse restabelecimento.

Sem a água fornecida pela Operação Carro-Pipa, cerca de 289.377 mil paraibanos podem ficar sem acesso a esse recurso vital em 148 municípios, conforme informações disponíveis no Portal da Operação Carro-Pipa, mantido pelo Exército Brasileiro.

A Importância da Operação Carro-Pipa

A Operação Carro-Pipa é um programa crucial que desempenha um papel fundamental no fornecimento de água potável a regiões que enfrentam desafios no acesso a esse recurso essencial. A operação tem sido um pilar essencial para garantir que comunidades rurais e urbanas da Paraíba tenham acesso à água segura para beber e uso doméstico.

Com a ameaça de interrupção na distribuição de água, a qualidade de vida dessas comunidades está em risco, assim como a saúde e o bem-estar de seus habitantes. A falta de água potável é um problema de saúde pública, que pode levar a uma série de desafios, incluindo problemas de saúde, escassez de alimentos e higiene precária.


Comunicar erro

Comentários