Ex-prefeito Bosco Fernandes "entrega" esquema de propina envolvendo o deputado federal Wilson Santiago

"Eu ficaria com 5% de cada medição. Ele ficaria com 10%", revelou Bosco Fernandes

Por Redação - Além do Fato em 23/06/2023 às 02:53:00

No dia 24 de maio, o ex-prefeito João Bosco Nonato Fernandes, de 67 anos, prestou um depoimento revelador à Justiça Federal da Paraíba (JFPB), trazendo à tona informações detalhadas sobre um esquema de propina relacionado à Operação "Pés de Barro".

Essa operação, desencadeada pela Polícia Federal em dezembro de 2019, investiga o recebimento ilegal de dinheiro no contexto da construção da Adutora da Capivara, em Uiraúna, e em outros municípios sertanejos que enfrentavam problemas de escassez de água.

Bosco Fernandes, que foi prefeito do município de Uiraúna por cinco mandatos consecutivos, revelou em seu depoimento os detalhes do fluxo do dinheiro da propina, bem como seus encontros com o deputado José Wilson Santiago (Republicanos) e com o empresário George Ramalho Barbosa, proprietário da empresa vencedora da licitação para a construção da adutora, no valor aproximado de R$ 30 milhões.

Perante a juíza Cristiane Mendonça Lage, da 16ª Vara Federal, Bosco Fernandes mencionou ter sido apresentado ao construtor George Ramalho pelo deputado Wilson Santiago em um restaurante de um hotel na cidade de Sousa. De acordo com trechos do depoimento, Bosco Fernandes afirmou que, para obter o contrato, a empresa deveria apresentar documentos legais e oferecer o melhor preço.

Durante a audiência, o ex-prefeito mencionou os percentuais destinados a ele e ao deputado Wilson Santiago: "No dia em que conversei com JWS (José Wilson Santiago), ele afirmou que eu (Bosco Fernandes) receberia 5% de cada medição e que ele ficaria com 10%". Além disso, Bosco Fernandes admitiu ter recebido dinheiro pessoalmente de George Ramalho em três ocasiões, nas cidades de Cajazeiras, Sousa e João Pessoa, e em uma dessas ocasiões, recebeu dinheiro do empresário para entregá-lo a Wilson Santiago..

Além do ex-prefeito, do deputado federal e do empresário, o processo número 0802410-25.2021.4.05.8200 possui outros réus, incluindo Evani Ramalho, Israel Nunes de Lima, Severino Batista do Nascimento Neto e Luiz Carlos de Almeida.

As revelações feitas por Bosco Fernandes fornecem informações valiosas às autoridades responsáveis pela investigação, lançando luz sobre o esquema de propina que envolveu figuras políticas e empresariais na Paraíba. O processo judicial continua em andamento, e espera-se que novos desdobramentos ocorram à medida que as investigações progridem.

Comunicar erro

Comentários