Projeto do vereador Guga Oliveira propõe substituição das carroças de tração animal por veículos motorizados

Por Redação - Além do Fato em 18/12/2023 às 02:12:42

Em João Pessoa, uma prática comum que levanta questões relacionadas à segurança viária e aos direitos dos animais está prestes a passar por uma mudança significativa. O vereador Guga (PROS), defensor ferrenho da causa animal, apresentou recentemente na Câmara Municipal o Projeto de Indicação 64/2021, com a finalidade de substituir as carroças movidas por tração animal por veículos motorizados ou de tração humana, capazes de suportar grandes cargas.

A presença das carroças, muitas vezes utilizadas para o transporte de lixo e materiais recicláveis, é uma realidade em várias partes do Brasil, e João Pessoa não é exceção. Contudo, essa prática não apenas coloca em risco a segurança no trânsito, mas também suscita preocupações sobre a exploração dos animais envolvidos.

Ao justificar o projeto, o vereador Guga ressaltou a importância de abordar essa questão não apenas como um problema de bem-estar animal, mas também como uma medida para promover a segurança viária na cidade. "Não tratar deste tema implica não só em tolerância com as crueldades que cotidianamente são praticadas contra os animais, como incentivo ao trânsito perigoso em nossa cidade. O convívio do homem com o animal deve ser apenas para atividades lúdicas, sem o devido caráter de exploração. Com a devida implantação, evitaremos maus tratos aos animais e nos tornaremos referência como uma capital atenta a temas afetos à proteção animal", destacou o vereador.

É importante ressaltar que o projeto não tem a intenção de prejudicar o trabalho dos catadores, que muitas vezes dependem das carroças para a coleta de materiais recicláveis. Pelo contrário, busca oferecer uma alternativa mais segura e eficiente para todos os envolvidos, incluindo carroceiros, motoristas, pedestres e, é claro, os animais.

Algumas dessas carroças são levadas a esforços físicos extremos, resultando em exaustão e até mesmo morte dos animais. A substituição por veículos motorizados ou de tração humana adequados não apenas aliviará o sofrimento dos animais, mas também contribuirá para a construção de uma cidade mais segura e humanitária.

A iniciativa do vereador Guga reflete uma crescente preocupação com a coexistência harmoniosa entre seres humanos e animais, promovendo a proteção dos direitos dos animais e a segurança de toda a comunidade.




Comunicar erro

Comentários