Deputado Cabo Gilberto Silva integra comitiva de Jair Bolsonaro e participará da posse do novo Presidente da Argentina

Por Redação - Além do Fato em 09/12/2023 às 18:57:24

A posse do novo presidente argentino, Javier Milei, agendada para o próximo domingo (10), será marcada pela presença de autoridades e políticos brasileiros, que comporão a comitiva chefiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Dentre os membros ilustres, destaca-se o deputado estadual pela Paraíba, Cabo Gilberto Silva, representante do Partido Liberal (PL-PB).

A participação de Bolsonaro e Cabo Gilberto Silva no evento sinaliza a importância dos agentes políticos às relações bilaterais com a Argentina, em um momento crucial para a política e economia da região.

Surpreendentemente, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), optaram por não comparecer à posse em Buenos Aires. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, ambos serão representados pelo chanceler Mauro Vieira.

A ausência de Lula e Alckmin no evento levanta questionamentos sobre a postura do governo em relação ao novo presidente argentino, bem como sobre os rumos da diplomacia entre os dois países. Especula-se que a decisão possa estar atrelada a questões políticas internas ou estratégias de representação em eventos internacionais.

Dentre os governadores brasileiros, apenas Tarcísio de Freitas, do Partido Republicano (Republicanos), representando o estado de São Paulo, confirmou sua presença na posse de Milei. Sua participação reforça o comprometimento dos estados brasileiros em fortalecer os laços com o governo argentino.


Comunicar erro

Comentários