Presidente do Conselho Federal de Enfermagem repudia projeto do governador João Azevêdo que retira direitos dos profissionais da enfermagem da PB

"Nenhum direito a menos para os profissionais que são fundamentais na garantia de uma saúde de qualidade à sociedade paraibana", disse Betânia.

Por Redação - Além do Fato em 27/06/2023 às 01:57:29

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, utilizou as redes sociais para expressar seu repúdio às ações do governo João Azevêdo, que resultaram na retirada de direitos dos profissionais da enfermagem na Paraíba.

Em sua declaração, Betânia ressaltou a importância dos enfermeiros e enfermeiras na garantia de uma saúde de qualidade para a sociedade paraibana, enfatizando que nenhum direito deveria ser reduzido para esses profissionais essenciais.

A presidente do Cofen denunciou especificamente um trecho do Projeto de Lei, de autoria do Governo da Paraíba e aprovado pelo Legislativo Estadual, que retira o direito ao Adicional de Representação. Betânia mencionou o parágrafo 2º do artigo 1º do Projeto de Lei, que afirma: "o piso salarial de que trata o caput deste artigo engloba o Adicional de Representação disciplinado pela Lei 8.705/2008".

Betânia enfatizou que a enfermagem está prestes a perder direitos adquiridos, citando como exemplo o adicional mencionado no parágrafo em questão, que corresponde a R$ 1,3 mil para profissionais de nível superior e R$ 560 para aqueles de nível médio.

A retirada desses direitos, segundo a presidente do Cofen, representa um retrocesso para a categoria da enfermagem e pode impactar negativamente na qualidade dos serviços de saúde prestados à população paraibana. Betânia Santos instou o governo da Paraíba a rever essa medida e buscar soluções que valorizem e reconheçam o trabalho dos profissionais de enfermagem.

A declaração da presidente do Conselho Federal de Enfermagem gerou repercussão nas redes sociais, com diversos profissionais da área e defensores da saúde se manifestando em apoio à luta pelos direitos da enfermagem na Paraíba.

Enquanto a categoria aguarda posicionamento do governo estadual, permanece a expectativa de que sejam estabelecidos diálogos e negociações que garantam o respeito e a valorização dos profissionais da enfermagem, assegurando, assim, a manutenção dos direitos conquistados ao longo dos anos.


Comunicar erro

Comentários