"Debate sobre preço de combustíveis deve começar pela Petrobras" diz Veneziano Vital do Rêgo

Por Além do Fato em 04/04/2023 às 03:07:58

O novo presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB), defende que a avaliação de uma nova política voltada para preços de combustíveis precisa partir da Petrobras.

"Nós vamos opinar, mas quem vai dar início em termos de proposta é a Petrobras, que já inclusive anunciou isso", disse Vital do Rêgo em entrevista à agência EPBR.

Vital do Rêgo também defende uma pauta cara para montadoras e usineiros: a preservação do motor a combustão e o etanol como a rota da descarbonização do transporte, na competição com os elétricos.

Papel natural da Petrobras

Para o senador, é inviável escapar do papel "natural" da companhia nas articulações por políticas para os consumidores de combustíveis.

É um tema pendente no país: a Petrobras, uma empresa pública e aberta, sofre pressão política do governo pelo fim do PPI, as práticas comerciais criadas nos governos passados para abrir o mercado nacional de combustíveis para outros agentes.

"Por maior que seja o malabarismo [para] dizer que uma coisa não está vinculada a outra, está. Não é intromissão. A Petrobras não pode deixar, através de quem a conduz, de propor como serão estabelecidas essas políticas", adicionou.

A politização excessiva do debate pode dificultar a busca por uma prática de preços que atenda "acima de tudo a função social" da empresa, mas sem prejudicar os acionistas, sejam os minoritários ou o estado brasileiro como majoritário, diz Vital do Rêgo.

Comunicar erro

Comentários