Deputado Sargento Neto propõe isenção de IPVA para veículos com mais de dez anos na Paraíba

Por Redação - Além do Fato em 12/03/2024 às 17:02:32

O deputado estadual Sargento Neto, do Partido Liberal (PL), apresentou um projeto de indicação na Assembleia Legislativa da Paraíba, com o intuito de propor uma mudança significativa na política tributária do estado. O projeto visa reduzir a faixa de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos atuais quinze para dez anos de fabricação.

A matéria, já em tramitação na Casa de Epitácio Pessoa, estabelece em seu artigo 1º que "fica isento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o proprietário de veículo automotor que contar com mais de 10 (dez) anos de fabricação". Essa iniciativa visa aliviar o ônus fiscal sobre os proprietários de veículos mais antigos, contribuindo para uma política de renovação da frota e possibilitando uma maior acessibilidade à posse de veículos.

Conforme estipulado no texto, a definição do ano de fabricação do veículo se dará conforme constante no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), garantindo assim uma clareza na aplicação da lei. Além disso, a isenção proposta abrangerá todos os tipos de veículos automotores, independentemente de sua categoria e finalidade de uso, promovendo uma medida equitativa e abrangente.

A proposta do deputado Sargento Neto segue em análise na Assembleia Legislativa e, caso aprovada, poderá representar um importante benefício para os proprietários de veículos mais antigos no estado da Paraíba, contribuindo para a dinamização do mercado automotivo e para a redução do impacto financeiro sobre os cidadãos.




Comunicar erro

Comentários