PODER DATA: Contrários ao aborto no Brasil batem recorde e chegam a 61%

Por Redação - Além do Fato em 03/03/2024 às 05:36:17

A taxa de oposição à liberação do aborto no Brasil atingiu um recorde numérico em janeiro, atingindo atualmente 61%. Este aumento de 2 pontos percentuais desde maio de 2022 e de 3 pontos percentuais desde o início da série histórica em janeiro de 2021 foi revelado por uma pesquisa PoderData realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2024.

Os números indicam uma posição estável ao longo dos últimos dois anos, com 24% dos entrevistados se declarando a favor da liberação do procedimento. Em janeiro de 2021, na primeira vez que a pergunta foi feita, 31% apoiaram a permissão do aborto no país.

É importante ressaltar que a legislação brasileira já prevê a prática do aborto em três casos específicos: gravidez decorrente de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia do feto. Apesar disso, há uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a descriminalização do aborto.

A ação, pautada pela ministra apresentada por Rosa Weber em setembro de 2023, quando ainda atuava como relatora do caso, ganhou destaque. Weber, antes de deixar a Suprema Corte, proferiu um voto a favor da descriminalização.

Apesar dos resultados constantes das pesquisas de opinião indicarem que a maioria dos brasileiros está favorável à liberação da prática, o debate sobre o tema continua presente na sociedade e nas esferas judiciais.



Comunicar erro

Comentários