Deputado Federal Ruy Carneiro é condenado a 20 anos de prisão por crimes de peculato, fraude e lavagem de dinheiro

Crimes aconteceram quando Ruy era secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba

Por Redação - Além do Fato em 25/02/2024 às 20:26:36

O juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, da 2ª Vara Criminal de João Pessoa, proferiu sentença condenatória contra o deputado federal pela Paraíba, Ruy Carneiro (Podemos), por sua atuação enquanto secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. O parlamentar foi sentenciado a 20 anos de prisão, além da devolução de R$ 750 mil aos cofres públicos, pelos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. A condenação também abrange outras três pessoas envolvidas nos delitos, enquanto duas foram inocentadas.

O processo, que tramitou em segredo de Justiça, revelou uma série de irregularidades cometidas durante o período em que Ruy Carneiro ocupava o cargo de secretário. Segundo as investigações, houve fraude licitatória, superfaturamento de produtos, desvio de recursos públicos, danos ao erário, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, resultando em um prejuízo estimado de R$ 1,5 milhão.

É importante destacar que Ruy Carneiro está atualmente em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal, eleito em 2018 e reeleito em 2022. A sentença condenatória não faz menção à perda de mandato parlamentar, e os condenados têm o direito de recorrer em liberdade.

O deputado se pronunciou sobre a condenação por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais neste domingo (25), caracterizando o caso como uma tentativa de ressuscitar uma denúncia antiga. Ruy Carneiro reiterou sua inocência e afirmou que recorrerá da decisão ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Ele também condenou a divulgação do ocorrido, argumentando que se trata de uma questão superada de quinze anos atrás.

A decisão judicial evidencia mais um capítulo na complexa trama política e jurídica envolvendo figuras públicas e casos de corrupção no Brasil, ressaltando a importância do combate à impunidade e à corrupção em todas as esferas do poder público.



Comunicar erro

Comentários