Lula cede a pressão do Congresso e anuncia liberação de R$ 20,5 bilhões em emendas

Por Redação - Além do Fato em 23/02/2024 às 21:36:22

Na quinta-feira (22 de fevereiro de 2024), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), assinou um decreto estabelecendo o cronograma mensal de pagamento do Executivo para o ano corrente. Este documento detalha como será realizado o desembolso financeiro de cada ministério, incluindo as despesas indicadas pelos congressistas, como é o caso das emendas parlamentares.

Segundo o decreto, que pode ser consultado na íntegra em um arquivo PDF de 380 kB disponível em edição extra do Diário Oficial da União, os ministérios têm autorização para efetuar pagamentos de até R$ 20,5 bilhões em emendas parlamentares até o dia 30 de junho. Este prazo representa a data limite estabelecida pelo governo para realizar as transferências voluntárias, antes da vedação imposta pela Lei Eleitoral.

A imposição deste prazo decorre da proximidade das eleições municipais, agendadas para o dia 6 de outubro. Em caso de segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro, as regras eleitorais estabelecem uma série de vedações quanto à realização de transferências financeiras, visando garantir a lisura do pleito.

Este decreto, além de traçar o calendário de pagamento para 2024, destaca a importância das emendas parlamentares no contexto da gestão governamental, ao permitir que representantes eleitos tenham participação direta na destinação de recursos para suas bases eleitorais. No entanto, o documento ressalta a necessidade de observar rigorosamente os prazos e limites estabelecidos pela legislação eleitoral, garantindo assim a transparência e a legalidade nos processos de desembolso público.

Comunicar erro

Comentários