"A medida garantirá que a Segurança Pública na PB terá profissionais mais conectados com a realidade local", disse o deputado Adriano Galdino sobre PL de bônus de 10%

Por Redação - Além do Fato em 01/08/2023 às 13:36:36

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou recentemente o Projeto de Lei 695/2023, de autoria do presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino (Republicanos), que visa beneficiar candidatos paraibanos residentes no estado com um bônus de 10% na nota obtida em concursos públicos na área de segurança pública. A proposta, que se fundamenta como uma ação afirmativa para corrigir as assimetrias no acesso a cargos públicos, ganhou destaque por sua justificativa embasada na importância de contar com profissionais que conheçam de perto a realidade da Paraíba e suas particularidades.

Em sua defesa ao projeto, o deputado Adriano Galdino ressaltou que garantir a bonificação para os candidatos paraibanos é uma forma de assegurar que a segurança pública do estado seja formada por profissionais que compreendam de maneira íntima as dinâmicas e desafios enfrentados pela comunidade local. Ao valorizar o conhecimento e vivência dos residentes na região, o projeto se propõe a fortalecer o atendimento às demandas específicas da população paraibana, tornando a atuação das forças de segurança mais efetiva e próxima às reais necessidades da sociedade.

O bônus de 10% na nota dos concursos para a área de segurança pública, caso aprovado pelo governador João Azevêdo (PSB), será um importante passo para aumentar a representatividade dos paraibanos no serviço público, consolidando uma força de segurança mais identificada com as peculiaridades do estado.

O deputado Adriano Galdino também destacou que essa medida vai além do aspecto da segurança pública, pois ela contribui para a valorização do serviço público de maneira geral. Ao permitir que os próprios residentes da Paraíba tenham uma participação ativa no provimento dos cargos da área, a proposta estimula o engajamento cívico e fortalece o sentimento de pertencimento à comunidade. Esse senso de identidade regional tende a promover um serviço público mais comprometido com os anseios da população e mais dedicado a promover o bem-estar da sociedade paraibana como um todo.

Vale ressaltar que atualmente o estado está com um concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em andamento, oferecendo ao todo 1.100 vagas para o cargo de soldado, com requisito de nível médio de escolaridade. Desse total, 900 vagas são destinadas à Polícia Militar e 200 ao Corpo de Bombeiros. Caso aprovado, o bônus de 10% poderá fazer a diferença na classificação dos candidatos paraibanos, proporcionando mais oportunidades para aqueles que desejam servir e proteger a população de seu próprio estado.

Comunicar erro

Comentários