TRE da ParaĂ­ba cassa vereadores do Republicanos por fraude na cota de gĂȘnero

Por Redação - Além do Fato em 12/07/2023 às 03:25:54

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu por unanimidade cassar os vereadores do partido Republicanos no município de Mãe D'ĂĄgua, localizado na Região Metropolitana de Patos. A decisão foi tomada após o pedido do Ministério Público Eleitoral e com base na relatoria do juiz José Ferreira Ramos Júnior.

A Corte reconheceu que houve fraude na cota de gĂȘnero praticada pelo partido Republicano, utilizando uma "candidata fictícia" chamada Thamires Torres de Souza. Em virtude dessa constatação, o TRE-PB anulou o demonstrativo de regularidade dos atos partidĂĄrios do Republicanos no município.

Diante dessa decisão, o Tribunal determinou a realização de novas eleições para a escolha de todos os vereadores do município. Dos nove parlamentares da cidade, seis pertencem ao partido Republicanos, onde a fraude foi constatada. U

Uma vez que essa decisão afeta mais de 50% dos votos vĂĄlidos, a lei estabelece a necessidade de uma nova eleição para a escolha de novos representantes. Vale ressaltar que os vereadores cassados não ficaram inelegíveis e poderão concorrer novamente.

A fraude na cota de gĂȘnero consiste em apresentar candidaturas femininas fictícias ou de mulheres que não tĂȘm efetiva intenção de concorrer ao cargo. Essa prĂĄtica tem o objetivo de cumprir a exigĂȘncia legal de um percentual mínimo de candidaturas femininas, sem, no entanto, promover a participação efetiva das mulheres na política.

A decisão do TRE-PB demonstra a importância da lisura e transparĂȘncia no processo eleitoral, bem como o combate às fraudes e irregularidades que possam comprometer a representatividade democrĂĄtica. A cassação dos vereadores e a convocação de novas eleições visam garantir a legitimidade do processo eleitoral e a escolha democrĂĄtica dos representantes municipais.

Comunicar erro

ComentĂĄrios