Cabo Gilberto Silva é o Deputado Federal mais produtivo da bancada da paraíba

O estudo levou em consideração a produção legislativa, a assiduidade nas sessões e votações, a quantidade de discursos e a economia dos recursos da Cota Parlamentar

Por Redação - Além do Fato em 29/06/2023 às 04:22:29

Um estudo publicado pelo Portal Polêmica Paraíba comparando a atuação dos deputados federais paraibanos indicou que Cabo Gilberto Silva (PL) foi o parlamentar mais produtivo da bancada estadual.

O estudo levou em consideração dados de produtividade (projetos apresentados), assiduidade (presenças e ausências em sessões e votações), número de discursos em plenário e percentual de gasto da cota parlamentar, conforme informações disponíveis ao público no site oficial do Câmara dos Deputados.

Cada parâmetro recebeu uma nota de 0 a 10. As cinco notas foram somadas e o resultado foi dividido por cinco para obter a nota final de cada deputado e classificá-los de acordo. O deputado Cabo Gilberto (PL) garantiu o 1º lugar no Ranking de Produtividade com nota final de 9,07. A classificação dos demais deputados é a seguinte:

2º – Murilo Galdino (Republicanos) Nota final: 8,18 3º – Hugo Motta (Republicanos) Nota final: 8,14 4º – Gervásio Maia (PSB) Nota final: 8,04 5º – Luiz Couto (PT) Nota final: 7,89 6º – Romero Rodrigues (Podemos) ) Nota final: 7,55 7º – Aguinaldo Ribeiro (PP) Nota final: 7,13 8º – Damião Feliciano (União) Nota final: 6,97 9º – Wilson Santiago (Republicanos) Nota final: 6,93 10º – Mersinho Lucena (PP) Nota final: 6,83 11º – Wellington Roberto (PL) Nota final: 4,97 12º – Ruy Carneiro (PSC) Nota final: 4,52

Discursos

Para o número de palestras, a Polêmica Paraíba estabeleceu a exigência mínima de uma palestra por semana. Como foram cinco semanas de sessões ao longo do mês de maio, a "meta" de falas nessa comparação foi fixada em cinco. Portanto, se um deputado fez cinco ou mais discursos no plenário durante o mês, recebeu nota 10 nessa categoria. Caso tivessem menos de cinco falas, sua pontuação era proporcional à quantidade obtida em relação à meta.

Contas Apresentadas

Para calcular a nota dos projetos apresentados, a Polêmica Paraíba definiu como "meta" 10% ou mais dos projetos apresentados pelos deputados de sua autoria. Novamente, se o deputado atingisse ou superasse a meta, recebia nota 10. Caso contrário, a pontuação era proporcional à quantidade obtida em relação à meta.

Presença em Sessões e Votações

Quanto à assiduidade, o escore foi calculado pela proporção entre o total de sessões do mês e a assiduidade de cada parlamentar. O número total de sessões foi dividido igualmente para determinar quantos pontos cada político obteve por comparecer a cada sessão. Quando ausentes, não eram somados pontos e, se houvesse falta justificada, recebiam metade do que receberiam se estivessem presentes.

Despesas

Por fim, foram consideradas as despesas com o Subsídio Parlamentar (CEAP). O subsídio é o montante destinado ao reembolso das despesas dos deputados efectuadas no exercício da sua actividade parlamentar. As despesas são reembolsadas pela Câmara dos Deputados mediante apuração e até o limite mensal estabelecido.

Produtividade:

1º – Cabo Gilberto (PL)

56 intervenções (meta é cinco): pontuação 10

57 projetos de lei apresentados, sendo 9 de autoria: pontuação 10

Presença em 13 sessões deliberativas em 13: pontuação 10

Participou de 38 votações, de um total de 41: nota 9,26

Cota Parlamentar - Economizou R$ 29.150,72: nota 6,09

Nota final: 9,07

Comunicar erro

Comentários