"O sonho do pobre no Nordeste é ser pobre no Sul", diz ministro de Lula

Declaração do ministro José Múcio foi feita em evento sobre defesa e segurança

Por Redação - Além do Fato em 21/06/2023 às 01:47:52

Em uma palestra realizada no Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), o ministro da Defesa do governo Lula, José Múcio Monteiro, causou polêmica ao afirmar que o sonho do pobre no Nordeste é ser pobre no Sul.

Durante o painel intitulado "Defesa Nacional, presente e futuro do Brasil", o ministro expressou sua visão sobre a desigualdade regional e a busca por soluções para os problemas econômicos e sociais do país. Ele defendeu a união entre "vencedores e vencidos" como forma de enfrentar tais desafios.

O ministro ressaltou a dimensão continental do Brasil e enfatizou as diferenças entre as regiões. Segundo ele, o país é composto por cinco nações distintas, até mesmo no que diz respeito à pobreza. Múcio Monteiro afirmou: "O sonho do pobre no Nordeste é ser pobre no Sul, que vai viver numa região diferente".

A declaração provocou reações diversas e gerou críticas por parte de políticos, especialistas e organizações sociais. Muitos consideraram a afirmação como uma generalização insensível e desrespeitosa em relação aos nordestinos, além de apontarem a falta de sensibilidade do ministro para com a realidade e as peculiaridades da região.

Representantes de movimentos sociais destacaram que as desigualdades regionais não podem ser reduzidas a uma questão de desejo individual. Afirmaram que o desenvolvimento sustentável e a garantia de direitos básicos devem ser buscados para todas as regiões do país, sem que a pobreza seja considerada como um "sonho" em qualquer lugar.


Comunicar erro

Comentários