Efraim Filho e Veneziano são os favoritos para relatar a indicação do advogado de Lula ao Supremo Tribunal Federal

Por Redação - Além do Fato em 09/06/2023 às 04:26:15

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem cinco nomes favoritos para escolher o relator da indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os favoritos estão os senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Efraim Filho (União Brasil-PB), que se destacam na lista de Alcolumbre. Os outros nomes cotados são Jader Barbalho (MDB-PA), Weverton Rocha (PDT-MA) e Renan Calheiros (MDB-AL).

A previsão é que a sabatina de Zanin na CCJ causou após o dia 19 de junho. Duas datas estão sendo consideradas como as mais prováveis: 21 de junho e 28 de junho, ambas caindo em uma quarta-feira, dia de maior movimentação no Congresso.

A escolha do relator é um passo importante no processo de indicação de um novo ministro para o STF. O relator será responsável por conduzir a análise do currículo e trajetória profissional de Cristiano Zanin, assim como realizar questionamentos durante a sabatina.

Os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho despontam como favoritos para assumir essa posição relevante. Ambos possuem experiência política e jurídica, o que os credencia para o papel de relator. A sabatina e a escolha do relator serão momentos decisivos para o desfecho desse processo, que impactará o Poder Judiciário brasileiro nos próximos anos.

Comunicar erro

Comentários