Em nota, reitoria da UFPB rebate Fake News e garante que não houve corte de verba na instituição

Por Redação - Além do Fato em 06/10/2022 às 21:04:27

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, negou que o Ministério da Educação (MEC) tenha realizado corte de verbas na instituição de ensino. Em nota publicada nesta quinta-feira (6), o gestor afirma que a medida é um contingenciamento e "poderão ser liberados em breve".

O Governo Federal publicou ontem (6), uma norma definindo novo contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação. Desta vez, no percentual de 5,8%, resultando em uma redução na possibilidade de empenhar despesas das universidades no valor de R$ 328,5 milhões e de R$147 milhões para os colégios federais.

Confira a nota do reitor:

O contingenciamento anunciado pelo Governo Federal não é corte; é uma medida de responsabilidade fiscal, controlando gastos em razão de avaliação periódica de receitas, tendo a possibilidade de alcançar apenas o orçamento discricionário (i.e.., não afeta salários). Contudo, o Governo Federal já sinalizou que os recursos poderão ser liberados em breve. No caso da Universidade Federal da Paraíba, em razão das decisões acertadas em planejamento (Pró-reitoria de Planejamento) e execução (Pró-reitoria de Administração), o contingenciamento não afetará qualquer bolsa, assistência estudantil ou ações discricionárias previstas durante esse ano, incluindo os orçamentos dos Centros.


Comunicar erro

Comentários