Comunidade Dubai: famílias despejadas após intervenção do prefeito Cícero Lucena, passam Natal desamparadas em ginásios da capital

Por Ana Beatriz Rocha e Luana Almeida em 25/12/2021 às 15:58:02

Há um mês cerca de 800 pessoas foram retiradas da comunidade Dubai I, localizada na zona sul de João Pessoa. Nesta sexta-feira (24), quase 200 famílias vão passar a noite de Natal abrigadas em ginásios. Os ex-moradores foram levados às escolas após o processo de desocupação, e apesar de um acordo que garante auxílio-moradia ter sido firmado, a prefeitura alega que não houve tempo suficiente para que todos se mudassem.

O despejo aconteceu devido uma ação judicial, solicitada pela prefeitura, que apontava crime ambiental na região. A comunidade se tratava, na verdade, de uma ocupação irregular, cujos moradores recorreram ao terreno a partir de 2019, na tentativa de fugir das ruas.

Na semana passada, a Prefeitura de João Pessoa firmou um acordo com os ex-moradores da ocupação. Ficou definido, então, que todos aqueles que foram cadastrados teriam acesso ao auxílio-moradia. Além disso, foi apresentado um plano de construção de um conjunto habitacional com previsão de entrega para daqui a um ano.

O local deve, conforme o acordo, abrigar as famílias da Dubai I, com distribuição de apartamentos e garantia de outros espaços como praças e creches, além da cobertura de saúde. Com o tempo que se levou para firmar o acordo, devido às negociações e análises, tanto a prefeitura quanto representantes dos moradores alegam que muita gente só realizou o cadastro do auxílio-moradia no último dia 20. As famílias que já haviam se cadastrado antes tiveram o valor de R$ 350 creditado e, com isso, saíram dos ginásios.

Diferentes de comunidades verticais, as mais conhecidas pelo Brasil, a Dubai era horizontal. As moradias lá instaladas eram, em sua maioria, barracos cobertos de lona. Ao longo dos anos, os moradores delimitaram ruas e dividiram um terreno de 10x20m² para cada um que ia sendo 'assentado' na comunidade.

Fonte: G! PB

Comunicar erro

Comentários