Ministro da Saúde alerta para possibilidade de colapso na rede hospitalar da Paraíba "Variante do coronavírus pode surpreender gestores"

Por Redação - Além do Fato em 28/02/2021 às 14:51:22

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse reconhece a pandemia no Brasil está em uma "nova etapa" e que diversas cepas do coronavírus já estão no Brasil. As afirmações foram feitas nesta 5ª feira (25.fev.2021), em reunião com representantes do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasemns (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Pazuello afirmou que o número de casos aumentou no oeste do Pará, em Belém, nas capitais do Ceará e da Paraíba, em Goiás, na cidade catarinense de Chapecó e no Rio Grande do Sul, com pontos focais subindo.

"Na nossa visão, estamos enfrentando uma nova etapa da pandemia. Ela tem esse vírus mutável que nos dá 3 vezes mais contaminação. E a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio. Essa é a realidade que nós vivemos hoje no Brasil".

O ministro disse que a nova realidade não está centrada apenas no Norte e Nordeste do país, como aconteceu em 2020 e que há outros locais impactados agora. Por isso, destacou a necessidade de o país estar alerta e preparado para combater o vírus.

Segundo o ministro, em Manaus, as medidas implementadas reduziram o número de pacientes infectados, inclusive em UTIs (unidades de terapia intensiva). "Hoje, a informação é que não haveria mais fila em Manaus. É uma grande notícia e isso mostra resultados de um grande trabalho."

Pazuello declarou que é preciso foco em 3 ações:

  • atendimento imediato nas unidades básicas de saúde.
  • estruturação da capacidade em leitos para atendimento, incluindo desde recursos humanos e equipamentos até remoções de pacientes.
  • vacinação

"Com essas três grandes estratégias, nós vamos enfrentar a pandemia nessa nova etapa", afirmou.

O Brasil atingiu nesta 5ª feira (25.fev) a marca de mais de 250 mil mortes por covid-19. Foram 251.498 óbitos registrados desde o começo da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde.

O país registrou 1.541 novas mortes pela covid-19 nesta 5ª feira (25.fev). A curva de mortes está acima de 600 desde 8 de dezembro de 2020. Voltou a superar 1.000 em 21 de janeiro.

Atingiu o ápice nesta 5ª feira (25.fev), chegando a 1.149. O recorde anterior era de 1.124, em 24 de fevereiro.

Comunicar erro

Comentários