Vereador Coronel Sobreira repudia decisão do Consuni da UFPB sobre uso de Banheiros de acordo com Identidade de Gênero

Por Redação - Além do Fato em 20/12/2023 às 09:56:36

O vereador de João Pessoa, Coronel Sobreira (MDB), utilizou suas redes sociais para manifestar seu repúdio à recente decisão do Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que aprova o uso de banheiros da instituição de acordo com a identidade de gênero.

Em uma nota publicada, Coronel Sobreira expressou sua total indignação com a resolução aprovada pelo Consuni, destacando sua preocupação em relação à segurança das mulheres. Segundo o vereador, permitir que a identidade de gênero determine o uso dos banheiros pode colocar em risco o direito constitucional à privacidade e intimidade das pessoas, especialmente das mulheres, que poderiam ser expostas ou assediadas por pessoas do sexo oposto.

"Tenho através desta nota de repúdio expressar minha total indignação com o Conselho Superior Universitário da Universidade Federal da Paraíba, que aprovou a resolução que normatiza o uso de sanitários da instituição de acordo com a identidade de gênero, independente do registro civil. Não se pode permitir que esses modismos ideológicos se sobreponham à segurança das mulheres! Essa norma administrativa colocará em risco o direito constitucional à privacidade e à intimidade das pessoas, especialmente das mulheres, que podem ser expostas ou assediadas por pessoas do sexo oposto. O mais interessante é que a decisão foi tomada por um órgão administrativo da UFPB, e não foi mostrado qualquer sintonia com interesses do corpo docente feminino, ou seja, decisão terminantemente política, ideológica e antidemocrática", afirmou o vereador.

Coronel Sobreira também destacou a aparente falta de consulta aos interesses do corpo docente feminino na decisão, enfatizando que a medida parece ser estritamente política, ideológica e antidemocrática. O vereador expressou sua preocupação de que tais decisões possam ir contra os valores fundamentais da sociedade, defendendo uma análise mais cautelosa e democrática de questões sensíveis como essa.

A decisão do Consuni da UFPB reacende o debate sobre questões de identidade de gênero e direitos individuais, levantando diferentes perspectivas e opiniões dentro da sociedade paraibana. O tema promete continuar gerando discussões e reflexões sobre a conciliação de direitos individuais, questões de segurança e a promoção de ambientes inclusivos nas instituições de ensino superior.

Comunicar erro

Comentários