Imprensa Nacional destaca que divisão imposta por Marcelo Queiroga ameaça a força do bolsonarismo e favorece reeleição de Cícero Lucena em João Pessoa

A fragmentação do bolsonarismo na Paraíba parece ser inevitável, com consequências desfavoráveis para a candidatura de Queiroga, que registra apenas 1% nas pesquisas

Por Redação - Além do Fato em 24/11/2023 às 14:52:53

O Antagonista: Em um evento intitulado "João Pessoa Melhor, de Verdade", realizado nesta quarta-feira, 22, o Partido Liberal (PL) mobilizou esforços para impulsionar a pré-candidatura do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à prefeitura da capital paraibana. Entretanto, a movimentação política evidenciou divisões internas no campo bolsonarista, possivelmente beneficiando a reeleição do atual prefeito Cícero Lucena (PP).

O general Braga Netto, presente no evento, iniciou seu discurso com otimismo, destacando que estava ali "para fortalecer e mostrar que a direita está unida". No entanto, em seguida, adotou um tom realista, antecipando a derrota da direita em João Pessoa "caso siga dividida para a eleição". A fragmentação do bolsonarismo na Paraíba parece ser inevitável, com consequências desfavoráveis para a candidatura de Queiroga, que registra apenas 1% nas pesquisas.

A ala majoritária dos direitistas na capital, liderada pelos influentes deputados Wallber Virgolino e Cabo Gilberto, optou por apoiar a candidatura do radialista Nilvan Ferreira, considerado o bolsonarista mais expressivo no estado e, especialmente, na capital paraibana. Nilvan chegou ao segundo turno nas eleições anteriores para prefeito, sendo derrotado por Cícero Lucena. Nas eleições do ano passado, concorreu ao cargo de governador, conquistando o terceiro lugar, mas tornando-se o candidato mais votado na capital.

O trio proeminente do bolsonarismo na Paraíba ainda está em busca de um partido, embora não lhe faltem convites. Cícero Lucena, por sua vez, é um político de postura pragmática, alinhado ao centro político. A expectativa é que enfrente um segundo turno contra Nilvan Ferreira, representante bolsonarista, ou um quadro petista, cuja definição está entre a deputada estadual Cida Ramos e o ex-prefeito Luciano Cartaxo. Em ambos os casos, o atual prefeito será beneficiado pela divisão dos votos do candidato que ficar em terceiro lugar.

Quanto a Marcelo Queiroga, suas chances de alcançar o segundo turno são consideradas remotas, sendo sua candidatura pouco levada a sério no cenário eleitoral. Nilvan Ferreira resume a situação de Queiroga de forma lacônica: "Ele tem 1% nas pesquisas". A divisão interna no bolsonarismo na Paraíba, aliada à pouca expressividade eleitoral de Queiroga, delineia um cenário desafiador para a direita na corrida pela prefeitura de João Pessoa.





Comunicar erro

Comentários