Consequência das política ineficazes nos governos de Ricardo Coutinho e João Azevêdo: Relatório do Unicef apontam que 78,9% das crianças e adolescentes na Paraíba vivem sem acesso a direitos básicos

Por Redação - Além do Fato em 14/10/2023 às 01:29:47

Um novo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), revelou que quase 80% das crianças e adolescentes na Paraíba vivem sem acesso a direitos básicos. Os resultados apontam que o índice de privação no estado, atingindo 78,9% em 2022, está significativamente acima da média nacional, que foi de 60,3% no mesmo período.

O estudo analisou dados do período de 2016 a 2022 e focou em seis direitos fundamentais para o desenvolvimento infantil: renda, educação, informação, água, saneamento e moradia. No entanto, entre as seis dimensões analisadas, a Paraíba apresentou uma taxa de privação mais elevada do que a média nacional.

Renda: Em relação à renda, em 2022, 53,87% das crianças e adolescentes na Paraíba estavam vivendo em condições de pobreza monetária, um valor acima dos 36% registrados em todo o país.

Água: O acesso à água potável também se mostrou uma questão crítica, com 14,89% das crianças e adolescentes paraibanos privados desse direito em 2022, em comparação com a média nacional de 5,4%.

Saneamento: A privação de saneamento básico permanece como o direito mais impactado nas crianças e adolescentes em todo o Brasil, registrando 37% em 2022. No entanto, a Paraíba manteve-se acima da média nacional com alarmantes 57,44% das crianças sem acesso a saneamento básico no mesmo ano.

Educação: Embora o estudo não tenha fornecido dados específicos de alfabetização por estado, a situação dos direitos básicos em outros aspectos aponta para desafios na área da educação na Paraíba.

Moradia: O acesso à moradia foi identificado como um dos fatores que mais impacta diretamente a qualidade de vida de crianças e adolescentes. No Brasil, 9,4% das crianças estavam afetadas por essa privação em 2022, enquanto na Paraíba, esse número foi de 6,21%.

Informação: Quanto ao acesso à informação (internet e televisão), 6,1% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos estavam privados desse direito em todo o país em 2022. Na Paraíba, essa porcentagem foi de 4,25%.

Os resultados do estudo levantam sérias preocupações sobre a qualidade de vida das crianças e adolescentes na Paraíba, bem como a necessidade urgente de ações para garantir o acesso a esses direitos fundamentais. É imperativo que os governantes e a sociedade atuem de forma coordenada para abordar essas disparidades e proporcionar um futuro mais promissor para as gerações mais jovens do estado.











Comunicar erro

Comentários