"Vossas ExcelĂȘncias são as pessoas mais odiadas deste paĂ­s", diz desembargador no Supremo Tribunal Federal

Hoje aposentado, Sebastião Coelho faz a defesa de um dos rĂ©us pelo 8 de janeiro

Por Redação - Além do Fato em 14/09/2023 às 21:37:17

No decorrer do julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, um dos réus dos ataques às sedes dos TrĂȘs Poderes ocorridos em 8 de janeiro, uma declaração surpreendente marcou o plenĂĄrio do Supremo Tribunal Federal (STF). O desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, advogado de defesa de Pereira, dirigiu-se a todos os ministros do STF após sua sustentação oral, afirmando que eles são as pessoas mais odiadas no Brasil.

O julgamento, que ocorreu nesta quarta-feira (13), teve momentos de tensão, mas a declaração de Coelho pegou todos de surpresa. O advogado, conhecido por seu histórico de atuações em casos de grande relevância nacional, não hesitou em expressar sua opinião sobre os ministros do STF.

"Infelizmente, quantas fotos eu tenho com ministros desta corte. Muitas, muitas. Não vim ao velório de Sepúlveda Pertence, uma pessoa que eu amava muito, para não dizer que estava afrontado essa corte. Mas vossas excelĂȘncias tĂȘm que ter a consciĂȘncia que são pessoas odiadas neste país. Essa é uma realidade que alguém tem que dizer isso diretamente", afirmou o desembargador aposentado.

A declaração de Coelho gerou reações imediatas no plenĂĄrio e na opinião pública. Enquanto alguns ministros do STF mantiveram a compostura diante da acusação, outros demonstraram visível desconforto. A fala do advogado foi interpretada como uma crítica direta à atuação da Suprema Corte e à percepção de parte da sociedade sobre as decisões tomadas pelo tribunal.

O julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira e outros envolvidos nos ataques de 8 de janeiro é acompanhado de perto pela população, dada a gravidade dos acontecimentos e seu impacto nas instituições democrĂĄticas do país. O desdobramento desse caso e as implicações das palavras do desembargador aposentado certamente continuarão sendo tema de discussão nos meios de comunicação e na sociedade em geral.


Comunicar erro

ComentĂĄrios