Paraíba Registra a 3ª Maior Taxa de Desemprego do Nordeste no 2º Trimestre de 2023

Por Redação - Além do Fato em 19/08/2023 às 04:18:32

A Paraíba registrou a terceira maior taxa de desemprego na região Nordeste no segundo trimestre de 2023, conforme dados da mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (15).

De acordo com os números apresentados pelo IBGE, a taxa de desemprego no estado chegou a 10,4% no segundo trimestre de 2023. Embora esse número seja menor que o registrado nos estados de Pernambuco (14,2%) e Bahia (13,4%) %), ainda é motivo de preocupação para a economia paraibana. Ao considerar a situação em nível nacional, a Paraíba se posiciona como o quinto estado com maior taxa de desemprego no país.

Um aspecto importante analisado pela pesquisa é a taxa de subutilização da força de trabalho, que revela um panorama ainda mais complexo. Na Paraíba, aproximadamente 25,9% das pessoas desempregadas manifestaram potencial e interesse em encontrar novas oportunidades de emprego. O estado que lidera essa estatística é o Piauí, com impressionantes 39,7% de sua força de trabalho subutilizada.

No que diz respeito à formalidade do trabalho, a pesquisa identificou que a Paraíba alcançou o oitavo maior índice de pessoas trabalhando com carteira assinada no país, com um percentual de 59,4%. Isso demonstra que, apesar dos desafios, existe um segmento significativo da população com acesso a empregos formais. Por outro lado, 49,3% dos trabalhadores paraibanos estão inseridos no mercado informal, o que ressalta a complexidade do mercado de trabalho local.


Comunicar erro

Comentários