Prefeito Cícero Lucena entrega primeira Central de Monitoramento de João Pessoa

Por Redação - Além do Fato em 14/08/2023 às 22:38:47

João Pessoa ganhou seu primeiro Centro de Monitoramento, um sistema moderno e inteligente, capaz de gerenciar 24 horas por dia os prédios municipais. E já inicia a operação no controle de 100 imóveis, entre escolas e unidades de saúde, por meio de câmaras e sensores. Durante a inauguração, na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Cícero Lucena disse que o equipamento representa um avanço para a segurança da cidade, consolidando um cenário onde João Pessoa figura entre as capitais mais tranquilas do Brasil.

"O Centro é fruto de um planejamento de um ano, não surgiu diante de um evento de violência no nosso patrimônio. É um equipamento preventivo, para garantir a segurança nas nossas unidades de saúde, escolas, que já contam com reconhecimento facial. É um projeto que cuida das pessoas, nosso maior patrimônio. Vamos seguir avançando, com a parceria do Governo do Estado, consolidando João Pessoa como uma das principais cidades do País em qualidade de vida e segurança", afirmou o prefeito.

Funcionamento – O Centro conta com mais de 5 mil câmeras de alta resolução e inteligência artificial, que reconhecem situações de perigo e que ficam interligadas à central de monitoramento localizada na base da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. As imagens e alarmes vão possibilitar, por exemplo, o deslocamento imediato de equipes de policiamento preventivo no caso de uma ocorrência. O sistema ainda contará com o botão de pânico, instalado nos prédios monitorados, além de painéis de alarme de intrusão e mais de 6 mil sensores de intrusão sem fio.

As câmeras de segurança possuem alta resolução e analíticos de última geração com Inteligência Artificial (IA) que reconhecem situações de perigo e emitem alarmes de forma automatizada, o analítico reconhece um incidente automaticamente e avisa o operador para tomar a decisão necessária para aquele alarme. Toda a solução segue padrões internacionais utilizados por diversas forças de segurança pública, inclusive a Central de Controle do Governo do Estado, trazendo alta disponibilidade e robustez ao sistema.

Comunicar erro

Comentários