Projeto do senador Veneziano deve garantir o fim da carĂȘncia para gestantes em planos de saĂșde

O PL 6.040/2019 tem como objetivo central eliminar a carĂȘncia de 180 dias

Por Redação - Além do Fato em 10/08/2023 às 03:38:28

Nesta terça-feira (8), um passo importante foi dado em direção à garantia de cuidados de saĂșde adequados para gestantes no Brasil. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei (PL) 6.040/2019, de autoria do Senador Veneziano Vital do RĂȘgo (MDB-PB), que propõe a eliminação do perĂ­odo de carĂȘncia para gestantes que contratam planos de saĂșde. Essa medida visa assegurar um atendimento integral e inclusivo, abrangendo mesmo a realização de cirurgias até a gestação.

O projeto, que agora segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), recebeu um parecer favorĂĄvel da Senadora Augusta Brito (PT-CE). A proposta busca modificar a Lei 9.656, de 1998, que regulamenta a atuação dos planos e seguros privados de assistĂȘncia à saĂșde no paĂ­s. Atualmente, os planos de saĂșde são obrigados a cobrir casos de emergĂȘncia e urgĂȘncia sem a necessidade de preenchimento de carĂȘncia para aqueles que jĂĄ possuem plano.

No entanto, uma sĂșmula da AgĂȘncia Nacional de SaĂșde Suplementar (ANS) estabelece que, caso a gestante ainda não tenha cumprido o perĂ­odo mĂĄximo de carĂȘncia de 180 dias, o atendimento de urgĂȘncia serĂĄ limitado às primeiras 12 horas. Após esse perĂ­odo, caso seja necessĂĄria a internação ou procedimentos exclusivos de cobertura hospitalar, a cobertura do plano de saĂșde é interrompida.

O PL 6.040/2019 tem como objetivo central eliminar a carĂȘncia de 180 dias para a cobertura de carĂȘncia relacionada à gestação. Originalmente, o projeto propunha que mulheres com até 18 semanas de gravidez no momento da contratação do plano de saĂșde direito a um atendimento integral, inclusive para procedimentos cirĂșrgicos. No entanto, a Senadora Augusta Brito (PT-CE) sugeriu uma emenda ao texto, ansiosa o perĂ­odo de carĂȘncia para 12 semanas de gestação.

A aprovação desse projeto representa um avanço significativo no acesso aos cuidados de saĂșde para gestantes, removendo barreiras financeiras que poderiam comprometer a saĂșde tanto da mãe quanto do bebĂȘ. A iniciativa do Senador Veneziano Vital do RĂȘgo e o apoio da Senadora Augusta Brito demonstram um compromisso com a melhoria da qualidade de vida das gestantes brasileiras e reforçam a importância de uma abordagem mais inclusiva no sistema de saĂșde do paĂ­s. Agora, aguardo se voltar para a próxima etapa, na Comissão de Assuntos Sociais, onde o projeto seguirĂĄ para anĂĄlise e discussão.

Comunicar erro

ComentĂĄrios