Governador da Paraíba admite que recursos enviados pelo governo Lula não garantem pagamento do piso da enfermagem no estado

Repasse de R$ 4,9 milhões do Ministério da Saúde pode não ser suficiente para cobrir despesas

Por Redação - Além do Fato em 27/05/2023 às 04:26:39

Nesta sexta-feira (26), o governador da Paraíba, João Azevêdo, admitiu que nem mesmo a revisão no valor do repasse de recursos do governo federal, irá garantir o pagamento do piso salarial da enfermagem no estado. Segundo apuração, o governo estadual realizará um censo detalhado e enviará ao Ministério da Saúde para que o repasse de R$ 4,9 milhões seja complementado. No entanto, as dificuldades para efetuar o pagamento devem persistir.

Durante seu pronunciamento, o governador explicou que o Ministério da Saúde assegurou que fará a correção necessária. No entanto, é preciso apresentar um censo preciso, analisando município por município, a fim de corrigir a base de dados que ocasionou o equívoco. Azevêdo ressaltou também a importância de discutir a questão, destacando que os recursos previstos talvez não sejam suficientes para cobrir todas as despesas, o que demandará uma análise mais aprofundada.

Atualmente, os servidores efetivos e aposentados já estão recebendo o piso salarial na Paraíba. No entanto, para que os prestadores de serviço possam ser pagos com o novo salário, o governo estadual depende do repasse das verbas federais, conforme explicou o governador João Azevêdo. Ainda não há previsão para o pagamento neste mês.

A situação coloca em evidência as dificuldades enfrentadas pelo estado para honrar o piso salarial da enfermagem, mesmo diante do aumento de recursos provenientes do governo federal. A necessidade de um censo detalhado e a incerteza sobre a suficiência dos recursos para cobrir as despesas destacam a complexidade do problema e a importância de uma discussão aprofundada para encontrar soluções viáveis.


Comunicar erro

Comentários