Governador João Azevêdo não presta solidariedade à família de bebê que morreu à espera de leito de UTI Neonatal

Por Redação - Além do Fato em 17/05/2023 às 04:22:40

Na manhã desta terça-feira (16), um bebê de apenas 41 dias de vida faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, após aguardar por várias horas por um leito de UTI Neonatal na rede estadual.

O pequeno Enzo Diego, de 41 dias de vida, deu entrada na UPA por volta das 14h13 da segunda-feira (15), apresentando sintomas de complicações respiratórias agudas, como tosse cheia e tristeza. Ele foi atendido pela médica plantonista, que solicitou exames laboratoriais e um raio-x.

Os resultados dos exames apontaram que Enzo estava sofrendo de Bronquiolite Viral Aguda, uma condição que requer cuidados intensivos. No entanto, devido à falta de leitos de UTI neonatais na região, o bebê teve que permanecer internado na UPA aguardando transferência para um hospital com capacidade para atendê-lo.

A falta de leitos de UTI neonatais no interior do estado tem gerado repercussão e questionamentos sobre as medidas adotadas pelas autoridades de saúde. Políticos e gestores da área têm se pronunciado para explicar a ausência dessas unidades na cidade e quais são as chances de abertura de uma UTI neonatal ou pediátrica. No entanto, até o momento, o governador João Azevêdo não prestou solidariedade à família enlutada, o que causou indignação e revolta por parte dos familiares da vítima.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram abertos 313 leitos destinados ao atendimento de síndromes respiratórias até o dia 11 deste mês. Dentre esses, 268 são leitos de enfermaria e 45 são de UTI. A SES informou também que existem 247 leitos pediátricos disponíveis e que mais 62 serão abertos nos próximos dias, incluindo o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC).

A falta de leitos de UTI neonatais na região levanta questões sobre a capacidade do sistema de saúde estadual em atender casos emergenciais e a necessidade de investimentos na infraestrutura hospitalar.

Comunicar erro

Comentários