Saúde em colapso: Bebê de 41 dias morre à espera de leito de UTI Pediátrica, em Cajazeiras

Este é o segundo caso de morte infantil por síndrome respiratória na cidade, em menos de 15 dias.

Por Redação - Além do Fato em 17/05/2023 às 04:02:08

Um bebê de 41 dias morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, após complicações de uma bronquiolite viral aguda, na madrugada desta terça-feira (16).

Este é o segundo caso de morte infantil por síndrome respiratória na cidade, em menos de 15 dias. A criança ia ser transferida para uma UTI pediátrica em João Pessoa, mas teve uma parada cardíaca.

Em nota, a unidade de saúde informou que o bebê identificado como Enzo Diego deu entrada na tarde desta segunda-feira (15), apresentando tosse e desconforto respiratório. Após passar por exames, foi constatada uma bronquiolite viral aguda. O recém-nascido ficou internado na UPA, enquanto aguardava uma vaga de UTI em outra cidade, pois, Cajazeiras não possui unidade de terapia intensiva pediátrica. Ainda segundo a UPA, por volta das 20h30 desta segunda-feira (15), uma vaga de UTI foi cedida no Hospital de Trauma de João Pessoa e uma ambulância foi solicitada. Em seguida, o quadro respiratório do bebê piorou, necessitando de uma entubação que foi realizada com sucesso.

Situação de Cajazeiras

No dia 7 de maio, uma menina de dois anos morreu enquanto era transferida do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) para uma UTI pediátrica no Hospital de Trauma em Campina Grande. A cidade de Cajazeiras não possui UTI pediátrica, e o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), que possui atendimento pediátrico especializado, está com a ala vermelha lotada, conforme informou Aristênio Marques, representante do hospital.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram abertos 313 leitos destinados ao atendimento de síndromes respiratórias até o dia 11 deste mês. Dentre esses, 268 são leitos de enfermaria e 45 são de UTI. A SES informou também que existem 247 leitos pediátricos disponíveis e que mais 62 serão abertos nos próximos dias, incluindo o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC).

O Além do Fato tentou entrou em contato com o governador João Azevêdo sobre a possibilidade de ampliação de leitos pediátricos e a criação de uma UTI para crianças em Cajazeiras, levando em conta o aumento de casos de síndromes respiratórias, mas não obteve resposta até a última atualização desta notícia.



Comunicar erro

Comentários