CPI do Narcotráfico deve investigar suposta relação entre PT e PCC

Por Redação - Além do Fato em 08/07/2022 às 03:03:54

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) lembrou, em pronunciamento nesta quinta-feira (7), ter protocolado em abril deste ano o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico.

O objetivo do colegiado, segundo ele, é investigar o crime organizado e apurar a relação entre o aumento de homicídios de jovens e adolescentes no Brasil entre 2016 e 2020 e essa atividade criminosa.

"O fato é que essa CPI vai investigar a expansão do narcotráfico, principalmente nas regiões do país onde os índices de violência explodiram nos últimos quatro anos", declarou.

Em sua fala, o parlamentar destacou a matéria da revista Veja sobre a delação de Marcos Valério à Polícia Federal (PF) que aponta a eventual existência de ligação entre o Partido dos Trabalhadores (PT), o assassinato do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

"Em 2005, o senhor Marcos Valério entregou R$ 6 milhões a um empresário de Santo André que estaria chantageando o ex-presidente Lula, ameaçando contar detalhes sobre a ligação do PCC com o assassinato de Celso Daniel. Isso é muito grave e a nação precisa de uma resposta", acrescentou.

Girão também citou alguns dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), segundo os quais os 14 estados mais violentos do país estariam localizados nas regiões Norte e Nordeste.

"A OMS [Organização Mundial da Saúde] considera como limite aceitável um índice de 10 mortes por 100 mil habitantes. Nos últimos 10 anos, foram assassinados 600 mil brasileiros, um número maior do que todos os mortos na guerra da Síria, que já dura 10 anos", avaliou.

Comunicar erro

Comentários