Comando da PM aposenta compulsoriamente Coronel que protestou contra o governador João AzevĂȘdo

Por Redação - Além do Fato em 07/03/2022 às 10:27:01

Após a crise com o Governo da ParaĂ­ba, policiais militares que atuam no movimento de defesa da categoria sofrem retaliações. A primeira foi a transferĂȘncia para a reserva remunerada, ou seja, aposentadoria compulsória, de uma das principais lideranças do movimento, Coronel Ramalho. Ato administrativo fruto da mudança da Lei 19.954/2019 – que trata do Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais – que retirou direitos trabalhistas de policiais paraibanos.

Segundo Coronel Ramalho, o governador João Azevedo junto com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), Adriano Galdino, "começaram os ataques sorrateiros aos lĂ­deres do movimento" com a publicação no Boletim Interno da Corporação da PMPB, nessa terça-feira (dia 1Âș), de uma lista com os nomes de mais de 70 militares que devem receber aposentadoria compulsória, inclusive o Coronel Ramalho, que não se enquadraria, caso a Lei 19.954/2019 não tivesse sido alterada para prejudicar a categoria.

Coronel Ramalho explicou que, entre as emendas à Lei 19.954/2019, o Governo do Estado ignorou o artigo que previa que os policiais militares poderiam se manter na ativa por 35 anos, e não mais pelos 30 anos que era estabelecido na legislação passada. "Esse conluio do governador João Azevedo com o presidente Adriano Galdino não trouxe prejuĂ­zos só para Coronel Ramalho, mas para toda uma categoria profissional que estĂĄ sendo obrigada a deixar de atuar na proteção da sociedade e ficar em casa de braços cruzados", avaliou Coronel Ramalho, reforçando que ele é o Ășnico policial militar que atua junto com o deputado estadual, Gilberto Silva, que vai para reserva.

"Mais uma vez o Governo da ParaĂ­ba mostra o descaso com a Segurança PĂșblica do nosso estado. Aqui motoristas policiais sequer estão habilitados para conduzir viaturas de emergĂȘncia, além disso o Estado não tem fornecido nem cintos, coletes e coturnos", afirmou Coronel Ramalho, acrescentando que muitos militares jĂĄ foram forçados a trabalhar usando até sandĂĄlias durante os plantões.

Comunicar erro

ComentĂĄrios