Deputado Efraim Filho garante recursos para construção de subestação na UFPB que deve gerar uma economia anual em torno de R$ 6 milhões

Parlamentares da Paraíba destinarão emenda de bancada para estruturar a instituição na área energética

Por Redação - Além do Fato em 13/11/2021 às 00:56:30

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve a confirmação de deputados federais e senadores paraibanos que será contemplada no Orçamento Geral da União de 2022 com recursos de emendas de bancada para a subestação de 69kV (quilovolts), com objetivo de estruturar a instituição na área energética.

A Vice-reitora Liana Filgueira e equipe formada pelo Pró-reitor de Planejamento e dirigentes de Centros da UFPB retornam nesta sexta-feira (12) de Brasília (DF), após cumprirem agenda institucional durante esta semana na capital federal. Eles se reuniram com diversos parlamentares paraibanos ao longo da semana.

O compromisso foi assegurado pelos parlamentares após reunião da bancada federal da Paraíba, nesta quarta-feira (10), conduzida pelo coordenador da bancada, Efraim Filho (DEM). A reunião contou com a participação de inúmeras autoridades e encheu o principal plenário da Câmara dos Deputados.

e acordo com a Vice-reitora, a subestação 69kV e linha de transmissão é uma necessidade emergencial e estrutural da Universidade, que tornará possível a aquisição de energia elétrica em uma tensão mais elevada (69 kV), reduzindo custos de energia e gerando uma economia anual em torno de R$ 6 milhões.

"Nossa demanda, hoje, é bem maior do que a que contratamos com a Energisa. Ou seja, temos mais necessidade do que a Energisa pode nos fornecer, o que acarreta quedas de energia, queima de equipamentos, perdas de amostras biológicas", explicou a Vice-reitora Liana Filgueira, referindo-se a pesquisas de vacinas e amostras relacionadas aos exames de Covid-19 que necessitam de armazenamento em refrigeradores a 80 graus negativos.

Comunicar erro

Comentários