Sem avanço no isolamento, João Pessoa pode ter lockdown na próxima semana

Por Redação - Além do Fato em 04/03/2021 às 01:52:28

Após ouvir de gestores de hospitais que há pouca margem para novas ampliações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em João Pessoa, em reunião realizada nesta quarta-feira, o prefeito Cícero Lucena já admite internamente a possibilidade de a Capital adotar um lockdown nos próximos dias, caso o índice de isolamento social não aumente e force uma diminuição no ritmo de internações de pacientes graves.

É fato que a maior parte dos administradores de hospitais informaram estar "no limite" do atendimento, com dificuldades, principalmente, para conseguir novos profissionais de saúde habilitados. Isso poderia exigir a imposição de medidas ainda mais rigorosas de restrição à circulação já na próxima semana.

Infelizmente, só o que nos resta é buscar que cada um faça um esforço individual para que a gente diminua a circulação e a demanda por leitos ou que os nossos gestores, tenham coragem para decretar um novo lockdown.

A intenção da administração municipal é adotar essa medida com uma mínima base de apoio social, incluindo população, imprensa e representantes do empresariado. Por isso, na reunião desta quarta-feira, Cícero e João Azevêdo destacaram a importância de conscientizar as pessoas sobre a gravidade do atual estágio da pandemia. Nos próximos dias, Cícero e João devem se reuniu com líderes de entidades empresariais para detalhar a situação e preparar caminho para um eventual lockdown.