Demissão em massa em Patos: Prefeito Nabor exonera comissionados e encerra contrato de todos os servidores contratados por excepcional interesse pĂșblico

Por Redação - Além do Fato em 02/01/2024 às 20:02:24

Na calada da noite e às vésperas do Ășltimo dia de 2023, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, promoveu uma demissão em massa que afetou diretamente a vida de 1.790 trabalhadores. O Decreto Municipal 084/2023, publicado de maneira discreta, determinou a exoneração de todos os cargos comissionados da administração pĂșblica municipal direta e indireta, conforme anunciado no DiĂĄrio Oficial.

"Dispõe sobre a exoneração coletiva de cargos comissionados da administração pĂșblica municipal direta e indireta, na forma que indica", destaca um trecho do Decreto.

O Procurador do MunicĂ­pio de Patos, Dr. Alexsandro Lacerda, explicou que a decisão cria uma exceção, por meio da Lei Complementar, exclusivamente para os cargos especificados na referida legislação. Ele ressaltou a necessidade dessas exonerações para realizar adequações e posteriormente efetuar novas nomeações.

Segundo dados do Sagres online, até novembro de 2023, a Prefeitura Municipal de Patos contava com 1.798 servidores, divididos entre os contratados por excepcional interesse pĂșblico (1.348) e os comissionados (450). A decisão do prefeito Nabor Wanderley impacta consideravelmente a estabilidade financeira desses trabalhadores, que agora se veem sem emprego e com o desafio de se reinserir no mercado de trabalho.

O Sindicato dos Servidores PĂșblicos Municipais de Patos manifestou preocupação diante da situação, convocando uma assembleia extraordinĂĄria para discutir estratégias e possĂ­veis medidas a serem tomadas em prol dos trabalhadores afetados. O presidente do sindicato, Maria Silva, afirmou que a decisão unilateral do prefeito gerou um clima de insegurança e apreensão entre os servidores, que agora enfrentam um cenĂĄrio incerto quanto ao futuro profissional.

Além disso, a ação ocorreu em um momento sensĂ­vel, às vésperas do Ano Novo, intensificando o impacto emocional e financeiro sobre os demitidos. A comunidade local também demonstra preocupação com os possĂ­veis efeitos dessa demissão em larga escala sobre os serviços pĂșblicos, temendo prejuĂ­zos à qualidade e continuidade dos atendimentos oferecidos à população.



Comunicar erro

ComentĂĄrios