Tovar critica discurso da Ministra Ana Moser sobre eSports e lembra que Lei de sua autoria reconheceu prática como esporte na Paraíba

Por Redação - Além do Fato em 12/01/2023 às 00:12:31

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lamentou a fala da ministra dos Esportes do governo Lula, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, sobre o eSport. Segundo ela, os jogos de videogame disputados competitivamente não são esportes e, por isso, não investirá neste segmento.

Na Paraíba, os jogos eletrônicos são considerados esporte de acordo com a Lei 11.296/19. Autor da propositura, o parlamentar destaca a importância desse setor, cujo mercado global já movimenta mais de US$ 150 bilhões por ano, de acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Newzoo.

"É de lamentar a fala que mostra o total desconhecimento e despreparo da ministra ao dizer que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música. Só para se ter idéia, Brasil foi o 4º país que mais faturou com eSports em 2022. Somos o terceiro país com mais fãs da modalidade no mundo. Por isso, temos aqui na Paraíba uma lei, de nossa autoria, que protege e reforça esse esporte no nosso estado", destacou Tovar.

De acordo com o parlamentar, o eSports se enquadra na categoria esporte e tem uma função social muito importante, pois tira jovens das drogas, da criminalidade e transforma a vida de muitos deles. Ele lembra que sem ser classificado como esporte, os atletas de esportes eletrônicos não têm acesso a Bolsa Atleta, Lei de Incentivo ao Esporte e recursos públicos de Esporte de forma geral

Comunicar erro

Comentários