Governo Federal entrega arco cirúrgico de R$ 600 mil para o Hospital Universitário de João Pessoa

O HULW contava com um arco cirúrgico com mais de 10 anos de uso e o novo aparelho vai agregar em quantidade e qualidade.

Por Redação - Além do Fato em 19/12/2022 às 01:08:44

Um avanço para os procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Rede Ebserh (HULW-UFPB/Ebserh). A instituição passou a contar com um novo arco cirúrgico, equipamento que fornece imagens de raio-X em tempo real, permitindo visualização mais precisa e segura durante os processos operatórios. Com investimento de quase R$ 600 mil, o arco cirúrgico vai atender salas de cirurgia do hospital e será fundamental para uso em diversas especialidades como cirurgia geral, ortopedia, urologia, cardiologia e otorrinolaringologia, neurocirurgia e bucomaxilofacial.

"Esse equipamento é usado em todo procedimento que precise de imagens em campo para tomada de decisão. As imagens são dinâmicas, sendo possível identificar no momento da cirurgia mais precisamente onde e como intervir", explicou a chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado, Sandra Martins. Por mês, são realizados 350 procedimentos cirúrgicos em média.

O HULW conta com um arco cirúrgico com mais de 10 anos de uso e o novo aparelho vai agregar em quantidade e qualidade. O superintendente, Marcelo Tissiani, frisou que a renovação do parque tecnológico vem acompanhado de um processo de reestruturação do hospital, com investimentos nos mais diversos setores. "Estamos inaugurando mais um moderno equipamento que agrega ao nosso parque, que é o arco cirúrgico. Trata-se de um momento ímpar de muita alegria para nós que fazemos o Hospital Universitário Lauro Wanderley", externou.

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, lembrou que o hospital-escola da UFPB tem se renovado e cresce a cada dia. "Ter um equipamento novo, mas contando com um que ainda funciona é fundamental, pois possibilita a ampliação do atendimento. Um aparelho novo significa mais eficácia no diagnóstico", falou.

O chefe do setor de Engenharia Clínica, Rafael Gadelha, disse que a aquisição segue uma série de medidas implantadas no Lauro Wanderley para digitalização do parque tecnológico da instituição. "Um exemplo de diferencial desse arco cirúrgico são os detectores digitais que resultam em qualidade dos procedimentos. O aparelho permite também o compartilhamento de imagens, tornando-as mais acessíveis tanto para os médicos quanto para a comunidade acadêmica", acrescentou.

Comunicar erro

Comentários