64 famílias de agricultores paraibanos receberam do Governo Bolsonaro títulos definitivos dos lotes de terra onde vivem e produzem

Por Redação - Além do Fato em 18/06/2022 às 01:08:29

Sessenta e quatro famílias de agricultores de três assentamentos do município de Campina Grande, no Agreste paraibano, receberam, na quarta-feira (15), os Títulos de Domínio dos lotes onde vivem e produzem. Os documentos, que transferem a parcela rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo, foram entregues no assentamento Venâncio Tomé de Araújo.

De acordo com o diretor de Gestão Estratégica do Incra, Udo Gabriel Vasconcelos Silva, que acompanhou a solenidade de entrega dos títulos em Campina Grande, distante 128 quilômetros de João Pessoa, o governo federal emitiu, desde 2019, mais de 362 mil documentos.

"É sempre gratificante reforçar o foco dessa gestão em continuar entregando títulos e dando dignidade para essas pessoas, cumprindo um dever nosso, institucional, e um direito deles, assentados", disse Udo Gabriel Silva.

Além de 26 das 36 famílias de Venâncio Tomé, receberam o título 28 das 39 famílias do assentamento Vitória e 10 das 98 famílias do assentamento José Antônio Eufrouzino.

Décadas de espera

Algumas famílias do assentamento Venâncio Tomé de Araújo, criado em 1999 e com área de 1.308 hectares, esperaram 22 anos pela conquista do título definitivo. No assentamento José Antônio Eufrouzino, que possui 2.991 hectares, 52 famílias receberam os documentos no final de 2021. As demais aguardavam o documento desde 2001, ano de criação da área de reforma agrária. No assentamento Vitória, com 1.200 hectares, foram quase 12 anos de espera.

"É com muita alegria que realizamos esse ato na Paraíba e podemos visualizar na feição das pessoas a satisfação, o orgulho, o prazer e a dor de terem esperado tanto tempo por esse título, que é uma "alforria". Eles agora são proprietários de terras", afirmou o diretor Udo Gabriel Silva.

De acordo com o superintendente do Incra na Paraíba, Kleyber Nóbrega, as demais famílias dos três assentamentos devem receber os títulos definitivos nos próximos meses, após a resolução de pendências cadastrais.

A diretora de Governança Fundiária do Incra, Eleusa Maria Gutemberg, e o secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha, acompanharam o evento.

Comunicar erro

Comentários