Deputados Buba Germano, Moacir Rodrigues e Jutay Meneses debatem Relatório da Gestão dos Recursos Hídricos elaborado pelo Governo da PB

Por Redação - Além do Fato em 06/12/2021 às 20:33:35

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma reunião ordinária, nesta segunda-feira (6), para apresentar o Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos elaborado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), com as ações e projetos realizados durante o ano de 2021.

A reunião virtual contou com a presença do presidente da comissão, o deputado Buba Germano, dos deputados Moacyr Rodrigues e Jutay Meneses; e do diretor presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro. "A Aesa cumpre um papel importante e nós da Casa Legislativa parabenizamos pelo excelente trabalho em prol do desenvolvimento do nosso Estado", destacou Buba Germano.

Na oportunidade, Porfírio Loureiro apresentou informações importantes acerca das inovações introduzidas na agencia, neste ano, a exemplo da definição sobre a manutenção e evolução dos sistemas existentes na AESA. Entre as ações habituais, Porfírio Loureiro relatou o monitoramento e hidrometria da rede convencional, com a geração de boletins de 134 açudes e 244 postos pluviométricos, além de 123 reservatórios da rede automática, que inclui 07 estações hidrológicas (PISF) e 10 estações agrometeorológicas.

Na apresentação o presidente da Aesa citou várias ações e projetos que serão desenvolvidos a partir do ano que vem, como o Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba, que consiste na atualização do Plano da Bacia do Rio Paraíba-2002; a realização de estudos hidrogeológicos sobre as áreas de recarga no sistema Pernambuco-Paraíba e implantação da rede de monitoramento de águas subterrâneas do estado da Paraíba.

Porfírio também falou sobre a elaboração do Plano de Gestão das Águas da Transposição do Rio São Francisco no estado da Paraíba e dos canais da Redenção e Vertentes Litorâneas; o aprimoramento normativo, legal e operacional da Outorga; o aprimoramento normativo, legal e operacional Cobrança (recursos FERH), além da aquisição de dois medidores automáticos de vazão e 73 PCD"s (Plataformas de Coleta de Dados).

Comunicar erro

Comentários