Governo Federal inicia estudos para viabilizar a distribuição gratuita de absorventes

Por Redação - Além do Fato em 11/10/2021 às 01:12:09

A Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto afirmou na noite desta sexta-feira (8), em uma rede social, que o governo federal vai trabalhar para viabilizar a distribuição gratuita de absorventes para mulheres pobres e em situação de vulnerabilidade. Mas não disse de que forma isso será feito.

Desde quinta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro vem recebendo muitas críticas de especialistas por ter vetado a medida. O governo alegou que o item não consta na lista de produtos essenciais do SUS e que a proposta fere o princípio da universalidade, ao estipular beneficiárias específicas.

Na sexta-feira (8), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas, afirmou em uma rede social que o veto é, nas palavras dele, "candidatíssimo a ser derrubado".

Pobreza menstrual: o que é?

O veto de Bolsonaro trouxe novamente ao debate o conceito de "pobreza menstrual" e a dificuldade de promover políticas públicas capazes de acolher estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema.

Pobreza menstrual, de acordo com a Unicef, é a situação vivenciada por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, 25% das meninas entre 12 e 19 anos deixaram de ir à aula alguma vez por não ter absorventes.

Na proposta, os itens básicos de higiene deveriam ser distribuídos para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. Deveriam ser beneficiadas:

– estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino;
– pessoas em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema;
– pessoas apreendidas e presidiárias, recolhidas em unidades do sistema penal; e
– pessoas internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa.

Comunicar erro

Comentários