Câmara aprova projeto que prevê levantamento anual da demanda por creches no País

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Amom Mandel, relator do projeto A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que determina aos estados, ao Distrito Federal e a municípios a realização anual de levantamento de demanda da educação infantil para crianças de zero a 3 anos de idade.

Por Redação - Além do Fato em 10/04/2024 às 00:06:53
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Amom Mandel, relator do projeto

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que determina aos estados, ao Distrito Federal e a municípios a realização anual de levantamento de demanda da educação infantil para crianças de zero a 3 anos de idade. A proposta foi aprovada em Plenário e será enviada à sanção presidencial.

O texto aprovado nesta terça-feira (9) é uma emenda do Senado ao Projeto de Lei 2228/20, do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). Os parlamentares seguiram parecer favorável do relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), alterando em parte o projeto.

Segundo o relator, a necessidade de mecanismos eficazes de levantamento e divulgação da demanda por vagas em creches não pode ser subestimada. "Analisando meu estado [Amazonas], por exemplo, enfrentamos desafios únicos devido à vastidão territorial e à diversidade cultural, o que torna a implementação de políticas educacionais uma tarefa complexa", afirmou.

Segundo ele, é inadmissível que haja vagas faltando em creches de municípios sem dar a transparência e critérios para distribuição das mesmas.

Repasse de recursos
O trecho modificado pelo relator deixa de condicionar o repasse de recursos federais para financiar a construção de creches e a compra de equipamentos direcionados à educação infantil ao levantamento da demanda por vagas, que passa a ser um critério apenas de prioridade.

Continua a ser necessário, no entanto, seguir as disposições dos planos de educação, as diretrizes, metas, estrategias e prazos para a oferta da educação infantil estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

O restante do conteúdo do projeto enviado à sanção segue o que foi aprovado pela Câmara em 2021, na forma de um substitutivo da Comissão de Educação, de autoria da ex-deputada Professora Rosa Neide.

Mário Agra/Câmara dos Deputados Discussão e votação de propostas. Deputados aprovaram o projeto na sessão do Plenário desta terça-feira

Pelo texto, esses entes federados poderão criar, com o apoio da União, mecanismos para realizar a busca ativa de crianças dessa idade fora da escola, divulgando o levantamento, os métodos utilizados e os prazos de sua realização.

O esforço desse levantamento deverá ser viabilizado, preferencialmente, pelo uso das instâncias permanentes de negociação e cooperação previstas na lei do PNE.

A intenção é permitir a atuação intersetorial entre orgãos e politicas publicas de saude, assisteÌ‚ncia social, direitos humanos e orgãos de proteção aÌ€ infaÌ‚ncia nesse mapeamento. Organizações da sociedade civil também poderão participar.

Lista
Cada ente federado organizará uma lista de espera de crianças não atendidas pela educação infantil por ordem da maior para a menor vulnerabilidade socioeconoÌ‚mica, nos termos de regulamento de cada sistema de ensino.

A lista será preferencialmente por unidade escolar, e deverão ser divulgados os criterios de atendimento e acesso publico aos nomes dos responsaveis legais pelas crianças.

Já os critérios para definir a ordem na lista deverão levar em conta aspectos territoriais e locais, inclusive a situação socioeconoÌ‚mica familiar e se a criança tem apenas um dos pais.

Os sistemas escolares deverão estabelecer diretrizes para ações de acompanhamento e de monitoramento do acesso e da permanência das crianças na educação infantil, em especial dos beneficiarios de programas de transferência de renda.

Expansão da oferta
Após o conhecimento da demanda não atendida por vaga em creche na educação infantil para essa faixa etária, os municípios e o DF realizarão o planejamento da expansão da oferta de vagas por meio de cooperação federativa.

Essa expansão ocorrera preferencialmente em instituições publicas e devera levar em consideração a proximidade da residência da criança.

De forma complementar, o texto aprovado prevê a expansão de vagas por meio de conveÌ‚nios com escolas comunitarias, confessionais ou filantropicas, ouvidos os orgãos competentes dos sistemas de ensino, seguindo-se paraÌ‚metros nacionais de qualidade e requisitos exigidos em lei.

Interior de SP
A deputada Loreny (Solidariedade-SP) disse que aprovou, quando vereadora em Taubaté (SP), proposta de transparência na fila de creche. "No site da prefeitura é feito o levantamento da fila de espera por creche", explicou.

Ela tomou posse nesta terça-feira (9) no lugar do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que se licenciou.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Comunicar erro

Comentários