Em território ucraniano, os confrontos se intensificaram no quinto dia de conflito. Imagens de satélite divulgadas na noite desta segunda revelaram um enorme comboio de blindados russos em direção a Kiev. Fotos tiradas antes do meio-dia na Ucrânia mostram unidades militares russas perto do aeroporto de Antonov, a cerca de 27 km do centro da capital.
De acordo com a Maxar Technologies, empresa de imagens de satélite que divulgou as fotos, o comboio tem quase 65 km (40 milhas) de extensão e "contém centenas de veículos blindados, tanques, artilharia rebocada e veículos de apoio logístico". A Maxar divulgou inicialmente uma estimativa de que a fila de veículos tinha 27 km, mas corrigiu a informação horas depois.
A Maxar atribuiu o comprimento atualizado do comboio a imagens de satélite adicionais que eles coletaram e analisaram.
A empresa disse que dados e imagens coletadas na segunda-feira mostram que o comboio se estende da base aérea de Antonov – a cerca de 27 quilômetros do centro da cidade de Kiev – ao norte de Pribyrsk, na Ucrânia.
Para se entender a distância de Pribyrsk da capital ucraniana, a pequena cidade está mais próxima da fronteira Ucrânia-Bielorrússia e do reator nuclear fracassado em Chernobyl do que de Kiev.
A empresa observou que viu nuvens de fumaça subindo de várias casas e prédios ao norte e noroeste de Ivankiv, perto das estradas por onde o comboio está viajando. Neste momento, não está claro o que causou as nuvens de fumaça.
De acordo com Maxar, em algumas áreas as estradas estão tão cheias de veículos militares que chegam a causar engarrafamentos.
No domingo, a Maxar mediu o comboio – então perto de Ivankiv, na Ucrânia – com cerca de 5 quilômetros de comprimento.