Governo da Paraíba aumenta despesas com Folha de Pessoal em mais de 62% na Secretaria de Representação Institucional

Por Redação - Além do Fato em 14/06/2023 às 03:33:57

De acordo com dados do Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos na Sociedade (Sagres) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o governador João Azevêdo (PSB) aumentou em mais de 62% os gastos com pessoal na Secretaria de Representação Institucional.

Em fevereiro de 2020, o valor gasto pela administração João Azevêdo com despesas de pessoal na Secretaria de Representação Institucional do Estado da Paraíba foi de R$ 79.031,39 (setenta e nove mil e trinta e um reais e trinta e nove centavos). No entanto, em abril de 2023, devido a dezenas de novas nomeações ao longo dos anos, esse valor subiu para R$ 128.371,46 (cento e vinte e oito mil, trezentos e setenta e um reais e quarenta e seis centavos), representando um aumento de mais de 62,4% em relação a fevereiro de 2020.

A Secretaria de Representação Institucional é responsável por representar o governo em diversos âmbitos, manter relacionamento com diversos setores e promover os interesses do Estado.

O aumento significativo das despesas com pessoal levanta preocupações sobre a gestão financeira do estado e a alocação de recursos. Os críticos argumentam que um aumento tão substancial nos custos em um departamento específico deve ser totalmente justificado, especialmente considerando os desafios econômicos enfrentados pelo estado e a necessidade de responsabilidade fiscal. Procurada pelo Além do Fato, a assessoria do Governador preferiu não se pronunciar sobre o aumento das despesas de pessoal da Secretaria de Representação Institucional.

SAGRES

O sistema Sagres fornece dados essenciais sobre a gestão financeira das entidades públicas, permitindo que o público e as autoridades competentes monitorizem a alocação e despesa de recursos. Serve principalmente como uma ferramenta para promover a transparência.


Comunicar erro

Comentários