TransparĂȘncia PĂșblica: Prefeitura de João Pessoa tem servido de modelo de boas prĂĄticas para outras cidades do Brasil e do mundo

Por Redação - Além do Fato em 21/10/2022 às 01:40:50

Com o objetivo de enfatizar a importância da transparĂȘncia para a efetiva prevenção à corrupção e a Lei de Acesso à Informação (LAI), o secretĂĄrio executivo de TransparĂȘncia do Município de João Pessoa, Lucas Henriques de Queiroz Melo, foi um dos palestrantes da 2ÂȘ Etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: TransparĂȘncia. O evento foi promovido, de forma online, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira (20), e contou com a participação de mais de 700 pessoas assistindo a transmissão.

O secretĂĄrio executivo de TransparĂȘncia destacou que João Pessoa, na gestão do prefeito Cícero Lucena (PP) tem servido de modelo de boas prĂĄticas para outras cidades do Brasil e do mundo. "Além de motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos a TransparĂȘncia de João Pessoa, ser destaque em boas prĂĄticas de governança representa o cuidado com a população, pois são informações disponíveis em formato de dados abertos e de forma simplificada para fomentar o controle social. E no município, nosso compromisso é fazer isso de forma objetiva e proativa", afirmou Lucas Henriques.

Durante o evento, foram destacados pontos como divulgação proativa de informações; regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI); acompanhamento da implementação da LAI na internet; estabelecimento de canais de comunicação com a sociedade; e promoção da cultura da prestação de contas e da responsabilidade pela governança e gestão; comunicar o lançamento do curso "Mecanismo da prevenção: TransparĂȘncia".

Participaram também dos debates sobre a importância da transparĂȘncia na efetiva prevenção à fraude e à corrupção e implementação das boas prĂĄticas em suas organizações, o juiz auxiliar da PresidĂȘncia do Tribunal de Justiça do Acre, Leandro Gross, a coordenadora executiva de Controle e TransparĂȘncia de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Kédyma Marques de Souza, e como facilitador, o coordenador do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), MĂĄrio Bertuol.

Comunicar erro

ComentĂĄrios