Sem apoio do Governo da Paraíba, indígenas se unem para recuperar por conta própria rios assoreados no Litoral Norte da Paraíba

Por Redação - Além do Fato em 22/03/2022 às 16:33:26

Um grupo formado por integrantes das aldeias potiguaras Alto do Tambá e Forte têm recuperado os rios assoreados localizados na Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba. O "Projeto Limpeza dos Rios" começou em 2021 e já devolveu a utilização social do Rio Aterro, que estava obstruído há 40 anos. O objetivo é a limpeza de todos os rios do território para o trabalho e lazer das comunidades.

Antes do projeto, os rios estavam cheios de aningas, uma planta aquática que chega a 4m de altura, por isso as aldeias não conseguiam aproveitar as águas. "A gente já pode lavar roupa, tem uma parte do rio que já tá limpa e já se pode pescar", diz Fernanda Soraggi, integrante do projeto.

Nesta terça-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar em pauta questões essenciais ligadas aos recursos hídricos. Muito antes disso, no entanto, o povo potiguara ensina que o cuidado pelas águas faz parte da cultura do seu povo desde as primeiras gerações.



Comunicar erro

Comentários