Bloqueio do Telegram deve atrapalhar comunicação de Jair Bolsonaro com lideranças e apoiadores fiéis

Por Redação - Além do Fato em 18/03/2022 às 17:58:12

O bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o território nacional, determinado nesta sexta-feira (18), pode dificultar a comunicação do presidente Jair Bolsonaro e de lideranças bolsonaristas com os apoiadores mais fiéis do governo.

Desde 2021, Bolsonaro, seus filhos, ministros e assessores vêm utilizando o Telegram para divulgar conteúdo. O grupo considera que a rede é "livre de censura" e, por isso, utiliza a plataforma para disseminar textos e vídeos com desinformação que poderia ser barrada em outras redes sociais.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão do funcionamento do Telegram em todo o país (veja detalhes abaixo). A ordem atende a um pedido da Polícia Federal, que apontou o descumprimento de várias ordens judiciais pela plataforma.

Bolsonaro passou a utilizar o Telegram para a divulgação das ações de governo em janeiro de 2021, pouco depois de o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ser bloqueado em outras redes sociais.

Atualmente, o "canal oficial" de Jair Bolsonaro no Telegram tem mais de um milhão de seguidores. Com frequência, o presidente pede a seus apoiadores que o acompanhem pelo aplicativo – no Twitter, já foram 22 publicações nesse sentido desde o começo do ano.

Comunicar erro

Comentários