Projeto do Vereador Mikika Leitão pode garantir aos pacientes com câncer atendimento prioritário em agencias bancárias e estabelecimentos comerciais

Por Redação - Além do Fato em 07/08/2021 às 01:27:25

Tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um Projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador Mikika Leitão (MDB) que determina que estabelecimentos públicos municipais, agências bancárias e estabelecimentos comerciais, deverão durante todo o horário de funcionamento, garantir atendimento prioritário às pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento oncológico.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos que operam por meio de sistema de filas e caixas, poderão disponibilizar caixa ou guichê já existentes para idosos e gestantes, para prestar o atendimento prioritário de que trata esta Lei. Para receber o atendimento prioritário, o paciente deverá estar munido de declaração médica que ateste a sua condição.

"É de conhecimento comum que a quimioterapia tem como principal objetivo eliminar as células cancerígenas que formam o tumor. Os medicamentos utilizados, na maior parte dos casos, não são capazes de diferenciar as células malignas das células normais. Assim, dizemos que a quimioterapia possui ação sistêmica no organismo do ser humano, ou seja, ela atinge tanto às células que formam o tumor quanto às células sadias. O resultado disso é o aparecimento de efeitos colaterais que são considerados normais ao tratamento e podem se manifestar tanto física quanto emocionalmente. Diante do exposto, formulamos o projeto, para que seja apreciado e aprovado dentro da maior brevidade possível. ", justificou o vereador.

Comunicar erro

Comentários