Urgente: deputado protocola pedido de impeachment do presidente Lula

Por Redação - Além do Fato em 24/03/2023 às 04:55:31

O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) protocolou um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados, após o petista fazer declarações sobre o ex-juiz Sergio Moro durante uma entrevista.

As declarações de Lula foram duramente criticadas por diversos políticos e autoridades, que consideraram a fala uma ameaça ao Estado de Direito e uma tentativa de interferir na atuação do Judiciário.

Em resposta, o deputado Bibo Nunes apresentou um pedido de impeachment do presidente Lula na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, as declarações do petista configuram crime de responsabilidade, uma vez que representam uma ameaça ao livre exercício do Judiciário.

"Essa declaração viola a imunidade assegurada ao membro do Congresso, com nítido caráter de vingança contra o senador eleito democraticamente e procede, de modo incompatível, com a dignidade, a honra e o decoro do cargo de presidente da República. A ofensa nutre sentimento de vingança e não serve de exemplo para o povo brasileiro", disse o deputado.

O pedido de impeachment precisa ser aprovado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sem prazo para análise. Para que o pedido seja julgado pelo Senado, é preciso que obtenha o voto de pelo menos 342 deputados. Caso seja aceito pelos parlamentares, o processo pode levar à cassação do mandato do presidente e à perda de seus direitos políticos.

Comunicar erro

Comentários