Dep.Federal Cabo Gilberto Silva defende lançamento de plebiscito para população opinar sobre mudanças no nome da capital e da bandeira do estado da Paraíba

"Entendo que existam outras prioridades, mas na Constituição Estadual da Paraíba consta que é obrigatória a realização de um plebiscito sobre o nome da capital", disse o parlamentar.

Por Redação - Além do Fato em 23/02/2023 às 14:48:47

Após mais de 90 anos da nomeação da cidade de João Pessoa, em 1930, um advogado solicitou a justiça, por meio de uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta quarta-feira (22), que um plebiscito seja realizado para decidir o nome da capital paraibana.

Em entrevista à imprensa, o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que obteve 58.308 em João Pessoa nas últimas eleições, defendeu o lançamento do plebiscito para população opinar sobre novo nome da capital do estado da Paraíba.

"Entendo que existam outras prioridades, mas na Constituição Estadual da Paraíba consta que é obrigatória a realização de um plebiscito sobre o nome da capital. Defendo principalmente, que nossa bandeira, deveria ser a de antes de 1930. Nada mais democrático que ouvir a população da capital paraibana, bem como do estado, sobre a mudança do nome da capital, com a volta da antiga bandeira do Estado da Paraíba", disse o parlamentar.

O advogado Raoni Vita, autor do pedido, defende que o TRE realize esse plebiscito na data da próxima eleição geral, que acontece no dia 6 de outubro de 2024, quando os eleitores da capital vão às urnas votar para prefeito e vereador do município.

Outros pedidos de mudança

O "Movimento Paraíba Capital Parahyba", liderado pelo ex-vereador e músico mestre Fuba desde de 2017, é formado por historiadores, geógrafos, artistas plásticos, músicos, escritores, jornalistas, estudantes e educadores, e também busca pela mudança do nome da capital paraibana. Já no ano de 2013, houve uma campanha para coleta de assinaturas para pedir à Assembleia Legislativa do Estado a instalação de um plebiscito sobre o nome da cidade de João Pessoa.

Uma cidade que nasceu para ser cidade. Assim como a coroa portuguesa tinha feito poucos anos antes com Salvador e com o Rio de Janeiro. Não por acaso possui o título de terceira capital mais antiga do Brasil, justamente atrás das capitais baiana e fluminense. Antes de ser João Pessoa, foi chamada por diversos nomes. Filipeia, Filipeia de Nossa Senhora das Neves, Frederica ou Frederikstad e Parahyba foram alguns deles. Um lugar que antes de ser cidade foi terra dos guerreiros povos tabajara e potiguara, conforme Aguiar.



Comunicar erro

Comentários