Deputado propõe PEC para impedir Lula de financiar obras em outros países com dinheiro do povo brasileiro

Por Redação - Além do Fato em 09/02/2023 às 03:05:59

Da tribuna da Câmara, o deputado Daniel Freitas defendeu uma proposta de emenda à Constituição para que os empréstimos do BNDES a outros países tenham que ser aprovados pelo Congresso Nacional. O deputado lembrou que o país já tem um histórico de "empréstimos" dessa natureza, feitos pelos governos petistas, que causaram grandes prejuízos aos contribuintes brasileiros.

O deputado apontou: "Nós estamos propondo alterar o art. 49, das competências do Congresso Nacional, para trazer a divisão da responsabilidade, para que não haja uma canetada do Presidente da República e para que nós tragamos esta discussão para o Congresso Nacional. Isso não quer dizer que, em alguns momentos, obras não possam acontecer fora do nosso País, mas nós vimos, no passado, muitas coisas acontecerem. E esses fantasmas vêm nos acompanhando, como foi o exemplo do Porto de Mariel, em Cuba, com 957 milhões de dólares, sendo que 682 milhões por parte do BNDES".

Freitas lembrou que os maiores devedores do BNDES nesse tipo de financiamento são Venezuela, Cuba e Moçambique. Ele comentou: "É como se nós estivéssemos com todos os nossos problemas de infraestrutura — nossas estradas, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, saúde — solucionados, e nós sabemos que não é assim". O deputado defendeu: "o dinheiro do povo brasileiro é para ser investido aqui no Brasil".

Comunicar erro

Comentários